Compreendendo a densidade de pixel e resolução retinal, e por que é importante para headsets AR / VR

DSC00422.0.0

Por Jaqueline Viana – Colaboradora na Mundo 360

Hoje estamos acostumados a lidar com números de resolução que descrevem a contagem de pixels (por exemplo: um monitor de 800 × 600 – que significa que temos 800 pontos na horizontal e 600 pontos na vertical.).  Mas é importante entender que quanto maior a resolução, maior vai ser a qualidade a imagem porque cada vez mais os pontos vão ficando menores e a quantidade maior. Quanto maior a resolução, menor é a frequência porque o monitor terá que atualizar mais pontos em resoluções maiores e quanto maior é a resolução maior o refresh rate (taxa de atualização da tela), e quanto maior o refresh rate menos cansaço nos olhos será possível sentir.

A densidade de pixels indicada como pixels por grau é uma figura muito mais útil, especialmente quando se trata de headsets para Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Conseguir a tal da “Resolução Retiniana” é o objetivo final dos acessórios destas tecnologias, pois em uma certa densidade de pixels, mesmo pessoas com visão perfeita não podem discernir qualquer detalhe adicional.

Se o olho humano fosse uma câmera digital, seria possível dizer que ele tem um sensor capaz de detectar 60 pixels / grau na fóvea (a parte da retina onde a acuidade visual é mais alta, pois é aonde  se forma a imagem que será transmitida ao cérebro).

Para qualidade visual, qualquer exibição acima de 60 pixels / grau é uma resolução essencialmente desperdiçada porque o olho não pode pegar mais detalhes. Isso é chamado resolução de retinal, ou resolução de olho-limitante.

Para calcular a densidade de pixels de um headset de VR basta calcular quantos pixels por grau ele apresenta para o olho – dividindo o número de pixels em uma linha de exibição horizontal pelo campo de visão horizontal fornecido pela lente. Por exemplo, o kit de desenvolvimento do Oculus Rift usou um único display de 1280 x 800 (640 x 800 pixels por olho) e com um campo de visão monocular horizontal de cerca de 90 graus, possuindo assim uma densidade de pixel de pouco mais de 7 pixels / grau (640 ÷ 90). Você notará que isso está bem abaixo da resolução da retina de 60 pixels por grau.

Historicamente, uma das coisas que separava os headsets de VR de qualidade profissional dos headsets de consumo era a maior densidade de pixels.

Vamos simular isso usando as seguintes quatro imagens a seguir. Vamos supor que a primeira imagem é mostrada com 60 pixels / grau de densidade (o que poderia ser, dependendo da resolução e distância que você sente do seu monitor). Podemos então redimensioná-la em metade da densidade de pixels (simulando 30 pixels / grau) e, em seguida, metade novamente (15 pixels / grau) e meia novamente (7,5 pixels / grau). Observe as diferenças rígidas à medida que avançamos para diminuir e diminuir a densidade de pixels.

1-640x360

 

2-640x360

 

 

3-640x360

 

4-640x363

Se maior for a densidade de pixels para o sistema visual não é necessariamente o mesmo que para a tela porque os pixels na tela são ampliados através da óptica. A mesma tela poderia ser ampliada de forma diferente com dois sistemas ópticos diferentes resultando em diferentes densidades de pixels apresentadas ao olho. É verdade, no entanto, que, dado o mesmo sistema óptico, maior densidade de pixels na tela não se traduzem em maior densidade de pixels apresentados ao olho.

À medida que as telas se tornam cada vez melhores, ficamos cada vez mais perto da resolução de olho-limitante e assim mais perto de experiências virtuais mais impactantes, afinal quanto maior for a densidade de pixels maior será a capacidade de permitir que seja visto detalhes mais finos tornando a imagem mais realista.

Compre a revista Mundo360
Acompanhe a Mundo360 no Facebook e no Twitter.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s