Spaces: Facebook ficará semelhante ao Second Life, promovendo contato com VR

Por Kao Tokio, editor de conteúdo do Drops de Jogos e colaborador da Mundo360

A mais utilizada e aparentemente mais rentável rede social digital da atualidade, Facebook, está apostando nas interações entre usuários com novos recursos. Faz isso com o uso de seu dispositivo de realidade virtual, o Oculus Rift.

A empresa apresentou ao público na sua conferência anual F8 o Facebook Spaces, ambiente digital imersivo que pretende dar continuidade às interações entre amigos hoje presentes na rede. Com a novidade, o público deverá ganhar recursos que vão muito além da oportunidade de visualizar a foto dos amigos e curtir suas publicações.

Mark Zuckerberg e seus associados apostam que, com o uso dos óculos de realidade virtual, os usuários passarão a se encontrar no universo digital exatamente como o fazem na vida real, promovendo festas e atividades conjuntas.

A interatividade virtual ente amigos também poderá acontecer através do uso dos óculos de realidade virtual Gear VR, da Samsung, informaram os responsáveis pela tecnologia no evento.

A ideia é permitir que o internauta crie um avatar cartunizado semelhante à sua verdadeira aparência, a partir das imagens de suas próprias fotos online. Conectados, os participantes poderão encontrar-se em lugares digitais apresentados em fotos postadas na rede ou em ambietnes modelados em 3D.

Entre as funcionalidades do recurso, os organizadores apresentaram o sistema de personalização dos avatares para melhor transmitirem a personalidade dos usuários. Será possível escolher até seis imagens do álbum de fotos no Facebook para iniciar o processo de criação de seu personagem. A partir da escolha de uma delas, o sistema fornecerá cinco avatares distintos baseados nessa imagem. Também é possível alterar qualquer número de características específicas, como penteado ou cor do cabelo.

Para manter o maior número possível de participantes conectados, o serviço permitirá a quem não dispõe dos óculos de 3D, integrar as atividades online através de videochamadas com o serviço Messenger, já oferecido hoje pela rede social.

“Nós queríamos botar essa idéia pra fora”, afirmou Mike Booth, gerente de produto da equipe social de VR do Facebook, sobre a intenção de lançar o projeto Spaces o quanto antes para o público. “No ano passado, na F8, as pessoas não sabiam o que o Facebook estava fazendo comprando o Oculus [Rift]”, explicou.

Mais tarde, quando a demo do programa Oculus Connect foi apresentado, em 2016, ficou claro que a rede social pretendia transformar a tecnologia VR em uma “plataforma de computação centrada nas pessoas”, como informado à época. A intenção era converter o VR em um instrumento dce integração socio-digital e não apenas como uma forma complementar de jogar games imersivos.

Mas nem só de reunião de avatares tratou o evento. A conferência do Facebook também dedicou largo espaço à realidade aumentada, que ganhou a atenção do mundo após o fenômeno Pokémon Go. Identificando a realidade aumentada como “o início de uma nova plataforma”, os representantes do Fecebook exibiram inúmeras ideias sobre como imaginam que a RA poderá auxiliar os navegantes digitais e aperfeiçoar as relações pessoais, acreditam.

Outro recurso bastante interessante apresentado foi a ferramenta de pintura (ou marcador), que permite criar objetos em 3D, que podem ser manipulados entre os usuários no Spaces. Para Booth, a nova ferramenta é um excelente dispositivo para desenhar protótipos ou transmitir ideias com maior clareza nas reuniões de grupos.

Como apresentado, o ambiente virtual Spaces trará aos players a memória dos Miitomos, personagens de interação social do aplicativo lançado pela Nintendo para dispositivos móveis. A inserção de elementos como os objetos desenhados no programa ou fotos panorâmicas de 360 graus que podem se converter no ambiente de sua reunião virtual são recursos que devem trazer diferenciais à imersão na nova rede social.

Assista abaixo ao vídeo de apresentação da ferramenta.


Compre a revista Mundo360
Acompanhe a Mundo360 no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s