Já era hora! Oculus anuncia seu controle por movimentos para o Gear VR

Por Renato Bazan, editor da Mundo 360

Veio de forma insuspeita, no meio da feira Mobile World Congress, mas foi um anúncio caído dos céus: finalmente teremos o controle por movimentos para o Gear VR. Quem gosta de visor da Samsung sabe como é insuportável depender daquela área de toque lateral (ou de um controle externo, muitas vezes incompatível com o celular ou com os aplicativos).

De acordo com o post no blog da Oculus, que apareceu minutos depois do anúncio na MWC, o novo periférico funcionará de forma muito similar ao Oculus Touch, permitindo a seleção, arraste, inclinação e apontamento em três dimensões.

A ergonomia do controle prioriza a leveza, como se percebe por seu design reduzido. Ele foi pensado para ser usado em apenas uma mão (ao contrário do Touch, que vai nas duas), e herda do Gear VR o conjunto de controles: além do botão de voltar, do “home” e do volume, a porção central oferece uma superfície de toque similar à do corpo dos óculos. Por último, e não menos importante, traz um gatilho na porção traseira, que fará a alegria nos jogos de tiro.

gear-vr-motion-controller

Na parte de trás do pirulito, abaixo do gatilho, uma tampa recobre o compartimento para duas pilhas AAA, que correspondem à maior parte do peso do aparelho. Segundo a Oculus, cada par dará ao controle “dezenas de horas” de vida útil.

Sem entrar em detalhes, a Oculus explicou que alterou a interface da Home para facilitar a navegação com o controle, e sua porção touch funcionará como um botão multifuncional nos futuros jogos. O anúncio fica melhor pela fato de a empresa integrado o controle com os Gear VR já vendidos até hoje. Todos os visores da linha aceitarão o controle, e todos os aplicativos já lançados serão controláveis a partir dele.

Para completar a surpresa, a empresa afirmou ter mais de 70 jogos compatíveis já em desenvolvimento. Futuramente, o controle será distribuído com o Gear VR em todas as compras. Para quem já tem o visor, ele também estará disponível para compra separadamente.

Os desenvolvedores interessados em explorar as possibilidades do novo periférico também têm o que comemorar: a Oculus prometeu disponibilizar o kit de desenvolvimento “em algumas semanas” em seu site oficial. Ela inclusive já abriu uma área para quem quiser comprar a versão de testes do controle.

Não há informações sobre data de lançamento ou preço até o momento, mas espera-se que mais seja revelado durante o anúncio do Galaxy S8 em 29 de março. Até lá, fica o suspense.

Compre a revista Mundo360
Acompanhe a Mundo360 no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s