Cada vez mais, parece que a Apple vai revelar seus óculos de realidade aumentada em 2017

Por Renato Bazan, editor da Revista Mundo 360

Em 2017, o iPhone completa sua primeira década no mercado. E que viagem foi essa – depois do smartphone, nossa relação com a tecnologia nunca mais foi a mesma.

A cada lançamento recente, no entanto, há quem diga que a companhia irá apresentar um óculos de realidade aumentada, e o último dessa longa lista de especuladores é o especialista em tecnologia Robert Scoble. Sendo antiga figura do Vale do Silício e atual editor do site Upload VR, sua previsão causou uma resposta alvoroçada da imprensa.

Scoble disse na edição mais recente do podcast “This Week in Tech” que a Apple está desenvolvendo um óculos em realidade aumentada para o lançamento com o iPhone 8 no final de 2017 ou início de 2018. Ele afirmou ter fontes “nos mais altos níveis” para sustentar a hipótese. O anúncio seria feito em setembro, coincidindo com a inauguração da nova sede a Apple (a incrível “Spaceship”), e teria a parceria da companhia alemã Carl Zeiss.

“É o legado de Tim Cook para a empresa”, refletiu, questionado sobre o risco do projeto. “Na verdade, é o legado de Steve Jobs também”.

O boato não teria tanto peso se o próprio CEO da Apple, Tim Cook, não deixasse indícios igualmente poderosos de que este será o ano da virada. O mais recente foi nesta sexta-feira (10), quando Cook abordou o tema numa entrevista ao jornal britânico Independent. Questionado, ele disse considerar a realidade aumentada “uma ideia tão grande quanto o smartphone”.

“Nós estamos forte na RA no longo prazo… Pensamos que há muitas grandes coisas para os consumidores e uma grande oportunidade comercial. Então estamos investindo”, afirmou. “O smartphone é para todo mundo, e nós não pensamos no iPhone como um produto para um certo público, país ou mercado vertical: é para todo mundo. Eu acho que a RA é grande assim, é imensa. Eu fico animado por causa das coisas que poderiam ser feitas para melhorar muitas vidas. E serem divertidas”, analisou mais adiante.

Não é nem mesmo a primeira vez que o CEO da Apple aborda o assunto neste ano. Na feira de tecnologia CES, em janeiro, ele já havia dado sinais similares. E a Carl Zeiss também estava lá, num estande estranhamente estagnado para uma empresa nesta feira. “A ausência de novidades foi uma exigência da Apple, que amordaçou a companhia até que haja algo para anunciar”, explicou Scoble.

Além do executivo, a própria parte operacional da empresa anda dando mais e mais sinais de que está se preparando para a grande revelação. As patentes sobre realidade mista da Apple têm sido cada vez mais frequentes, e a Bloomberg reportou em novembro do ano passado que a companhia tem buscado “potenciais fabricantes” para um projeto de óculos. Eles teriam até mesmo comprado alguns lotes de lentes de diversos formatos para testar em seus laboratórios.

Não se pode esquecer também que a Apple adquiriu diversas empresas da área desde 2013, como a Metaio (que desenvolveu o sistema de rastreamento Junaio), a PrimeSense (que criou o protótipo do Kinect) e a FaceShift (de rastreamento facial). Já em 2016, passou a contratar cientistas proeminentes da área de forma discreta.

Todos os elementos somados, é improvável que a criadora do iPhone não entre no mercado de realidade aumentada em breve. Isso é relevante, em primeiro lugar, porque há uma pressão enorme para que a companhia faça um anúncio bombástico nos 10 anos de sua maior criação, mas não só por isso: o ano de 2016 foi o primeiro em que as vendas do icônico telefone diminuíram.

Não há incentivo maior para uma empresa de capital aberto que um investidor frustrado.

Compre a revista Mundo360
Acompanhe a Mundo360 no Facebook e no Twitter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s