Simulador de varejo traz realismo audiovisual para compras em VR

Por Jaqueline Viana, Colaboradora da Mundo360º

Dentre uma das soluções para realidade virtual mais interessantes além de premiada que vi recentemente foi a ShelfZone desenvolvida pela empresa italiana InVRsion . Trata-se de um simulador inovador para o varejo com a tecnologia da HTC Vive – que possui um recurso chamado Lighthouse, que rastreia os movimentos medindo o posicionamento das mãos e da cabeça. Dessa forma, é possível se movimentar com o dispositivo sem receio de tropeçar em móveis ou bater em paredes. No aparelho há também conectividade wireless, tela de 1200×1080 pixels com 90 fps, áudio de alta definição,câmera frontal – para enxergar sem retirar os óculos- , além de dois controles, que simulam armas, martelos, dentre outras coisas que melhoram a experiência do usuário e tornam a simulação cada vez mais próxima ao real.

Ele é capaz de recriar lojas, supermercados e até shoppings com um realismo impressionante. A liberdade de movimentos oferecida pelo HTC Vive permite apreciar o espaço circundante e analisar e gerir melhor a alocação de espaço e as soluções de gestão de categorias dos produtos. É possível simular os corredores de supermercado de marcas específicas de produtos de embalagem, permitindo visualizar várias disposições na prateleira e gerenciar informações de produtos de diferentes maneiras.

A solução oferece um painel de controle virtual. Ativado com um clique,
O painel de controle deste VR – virtual reality segue o usuário onde quer que esteja dentro da simulação, colocando-se na sua posição mais confortável através dos headsets.

Na simulação, você tem a liberdade para poder armazenar os produtos que aparecerão e um produto que pode ser exibido em primeiro plano faz com que o espaço de varejo fica desfocado no fundo, para dar um grande foco no produto e sua embalagem. É possível ainda segurar o produto com ambas as mãos.

Através deste recurso, é possível visualizar seu ponto de vista sobre o futuro do comércio eletrônico dizendo como a realidade virtual poderá projetar novos sistemas de vendas on-line, que serão capazes de mudar as compras das pessoas. Considero uma ótima experiência de futuro, imaginar um consumidor comprando mantimentos diretamente de casa simplesmente com um fone de ouvido de VR, desfrutada através da ajuda de inteligência artificial.

ShelfZone integra big data para mostrar tendências permitindo que as empresas se adaptem aos seus clientes para que eles possam realizar um maior volume de vendas.

Para analistas de comportamento a solução é brilhante permitindo desenvolver novas pesquisas de mercado e atividades de pesquisa do consumidor.

Graças a ShelfZone, a inVRsion ganhou recentemente os Italian Popai Awards como a solução “Best in Show“, o melhor “Tech in Store” e também o “Critics ‘Award“. O prêmio “Best in Show” permite que a empresa participe dos Prêmios Globais da Popai.

De acordo com Matteo Esposito, CEO da InVRsion. “Com o ShelfZone é possível recriar um supermercado inteiro em uma sala de alguns metros quadrados e esta nova loja poderia em breve estar cheio de pessoas reais que fazem compras na realidade virtual”.

A InVRsion é uma empresa especializada em simuladores de VR em tempo real. Fundada em 2015 por Matteo Esposito, Paolo Pascolo, Flora Caroli e Luca Ferrari Trecate, tem como missão a criação de Salas Virtuais, onde os contextos de negócios podem ser simulados com a finalidade de mostrar e realizar pesquisas de mercado. As principais áreas de aplicação da InVRsion são os seguintes setores: varejo, automotivo e imobiliário.

Assista a um vídeo promocional da experiência do ShelfZone e vislumbre uma bela forma de ensaiar uma possível e futura experiência de consumo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s