Óculos de realidade aumentada da ODG á anunciado na CES 2017 combinando HoloLens e Google Glass

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos e da revista Mundo360

Anunciados na CES 2017, novos óculos de realidade mista R-8 e R-9 da Osterhout Design Group (ODG) são portáteis e fogem do design supostamente desconfortável do HoloLens da Microsoft. A ideia é apostar num estilo minimalista para atrair novos adeptos da tecnologia.

Os novos modelos misturam realidade aumentada e realidade virtual, permitindo que usuários interajam com objetos 3D que surgem como hologramas. Focam no wearable casual, uma ideia pioneira do Google Glass, apesar do seu fracasso desde 2012.


Há uma aposta da ODG em leveza, porque o R-9 pesa cerca de 184 gramas e o R-8 cerca de 128 gramas. Com 579 gramas, o HoloLens é três vezes mais pesado do que o R-9, em comparação.

Na CES, a ODG demonstrou cenas do próximo filme “Alien: Covenant” para um número limitado de participantes. O filme está sendo distribuído pela Fox, um acionista minoritário na ODG. Emissoras de TV como Fox Sports, Fox News e National Geographic, também estavam disponíveis para visualização no gadget.


O R-9 e o R-8 são pioneiros no uso do chipset Snapdragon 835 da Qualcomm, que também foi projetado para dispositivos móveis e PCs. Os aparelhos também possuem Bluetooth 5, Wi-Fi 802.11ac, GPS, microfones duplos e alto-falantes direcionais. O R-9 tem um campo de visão de 50 graus, tela de 1080p e uma câmera frontal de 13 megapixels que pode gravar vídeo em 4K a 60 quadros por segundo. Ele também tem 128GB de armazenamento. Já o R-8 tem um campo de visão de 40 graus e display de 720p, câmeras duplas HD e 64GB de armazenamento.

A grande sacada dos modelos da ODG é que o SDK, o kit de desenvolvedor, já está pronto. Isso significa que os aparelhos devem chegar em até três meses.

Os preços dos aparelhos ainda não são públicos, mas a empresa indicou números aproximados. O R-9 custaria cerca de US$ 1800 e chegará no segundo trimestre. O R-8, que tem características mais básicas, será enviado no segundo semestre por menos de US$ 1 mil.

Via IDGNow

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s