Filmagem com Videomapping simulava imersão em VR com PlayStation 3 no ano de 2011

Por Kao Tokio, editor de conteúdo do Drops de Jogos e da Mundo360

As intenções com a interatividade no universo digital não são novidade, embora só agora a tecnologia esteja disponível. Neste momento os interessados podem chegar a um preço relativamente acessível e com boa variedade de opções entre os equipamentos lançados.

Os exemplos envolvendo imersão interativa nas mídias convencionais são inúmeros, sendo o mais famoso, provavelmente, o Holodeck, conceito criado na série de TV Jornada nas Estrelas, a Nova Geração. Ela foi exibida entre 1987 a 1994. Mas outras incursões pelo tema surgiram antes que a realidade virtual alcançasse o grande público.

Em 2011, antes do ‘boom’ da realidade virtual nos games e nos sistemas de interação digital, a Sony já apresentava o conceito, por meio de uma campanha que simulava a ideia de imersão digital por meio do PlayStation 3, em um vídeo promocional criativo e instigante.

Os filmes realizados pela produtora Great Films Fill Rooms, concebidos para promover o serviço de vídeos on demand do console, fizeram uso da técnica de videomapping. Em linhas gerais, trata-se de um recurso digital que faz a leitura do ambiente real em 3D e projeta imagens que “vestem” o mobiliário, em tempo real, dando ao espectador a sensação de enxergar virtualmente outra realidade, que não a presencial, no vídeo.

Toda a movimentação de objetos não digitais das cenas criadas foi realizada com o auxílio de atores vestidos inteiramente de branco, cuja silhueta não ficava visível nas filmagens, permitindo que se deslocassem livremente pelo set de gravação conduzindo os objetos e instalando-os no ator principal.

Se nos idos de 2011 esse tipo de interatividade ainda não estava disponível ao público, os teasers criados para promover o console serviam com um chamariz para as possibilidades imersivas que os aparelhas de realidade virtual trariam alguns anos mais tarde.
ps3-vr-2
Confira nos vídeos abaixo o processo de gravação dos filmes publicitários. São três gravações em tomada única, sem cortes e sem pós-produção, que mostram a habilidade do time de profissionais envolvido na produção.

O último vídeo exibe o making of da produção e apresenta as considerações dos produtores das peças publicitárias do PlayStation. O áudio está em inglês, mas os interessados não deverão ter dificuldades para entender as ideias gerais da criação.




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s