Opinião: The Game Awards vai premiar realidade virtual e isso é importante para jogos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos e da revista Mundo360

Foram anunciados nestes dias os jogos finalistas do The Game Awards, a maior premiação de videogames que ocorre tradicionalmente no final do ano. O evento está marcado para o dia 1º de dezembro de 2016, às 23h30 no horário de Brasília.

A novidade deste ano são as categorias eSports e realidade virtual. Ou seja, VR tornou-se, de fato, uma categoria relevante dentro do segmento de videogames eletrônicos.

São cinco jogos finalistas: Batman: Arkham VR (Rocksteady Studios/Warner Bros. Interactive Entertainment), Eve: Valkyrie (CCP Games), Job Simulator (Owlchemy Labs), Rez Infinite (Enhance Games) e Thumper (Drool). É bom conhecer cada um dos produtos que estão sendo reconhecidos pela maior premiação do setor.

Arkham VR foi sensação na BGS 2016, maior feira de games brasileira, e coloca o jogador na pele do homem-morcego. Você se vê com a máscara do super-herói de Gotham City e mostra todo o potencial gráfico de VR num título mainstream. É um forte candidato a ganhar o TGA pela sua boa receptividade.

Em demo desde 2013, Eve era aguardado e chegou compatível com PSVR, Oculus Rift e HTC Vive neste ano. O jogo traz naves e conflitos de players contra players.

Job Simulator é literalmente um game em que você assume o papel do cozinheiro para entregar os pedidos para o garçom. Não traz os gráficos mais impressionantes em realidade virtual, mas tem um apelo grande no quesito diversão.

Rez revive um game do PlayStation 2 numa exploração em 360 graus com cores e gráficos diversos. O jogo traz uma ação ritmada.

Por fim, Thumper traz uma velocidade brutal e até terror num game também de ação ritmada. Ele compõe com Rez os jogos de exploração inicial da tecnologia VR.

Apesar de serem títulos de estilos limitados, realidade virtual mostra que veio para ficar entre os videogames. A TGA consagrará a tecnologia como um dos pilares de inovação nos jogos eletrônicos. E o reconhecimento nesta edição de 2016 mostra que este ano serviu para a consolidação do VR entre os consumidores finais.

Novidades grandes ainda virão em 2017 e 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s